sexta-feira, 17 de junho de 2011

Oque é Brincar???

Fugiremos um pouco do assunto esporte pois essa noticia me veio na cabeça que nos devemos brincar se divertir e aproveitar a vida!!!!

Não é raro encontrar pais que desvalorizam a pré-escola, dizendo que a criança vai lá só para brincar, que gasta muito material e que não aprende nada.
                  Por já ter escutado isso, de modo sério ou em tom de brincadeira, resolvi abordar este tema na tentativa de esclarecer a importância do brincar na vida da criança.
                 Na realidade, as brincadeiras das crianças deveriam ser consideradas suas atividades mais sérias e se queremos entender nossos filhos, precisamos entender suas brincadeiras. Ao observar uma criança brincando, o adulto pode compreender como ela vê e constrói o mundo, como ela gostaria que ele fosse, o que a preocupa e os problemas que a cercam.
                 Através do brincar, a criança pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, seu raciocínio criativo e inteligência. Está comprovado que a criança que não tem grandes oportunidades de brincar e com quem os pais raramente brincam sofrem bloqueios e rupturas em seus processos mentais.
                 Conta-se que Einstein, até os três anos, não conseguia falar e  usava blocos de construção e quebra-cabeças para se comunicar.
                 Brincando, ela começa a entender como as coisas funcionam, o que pode e não pode ser feito, aprende que existem regras que devem ser respeitadas, se quer ter amiguinhos para brincar e, principalmente, aprende a perder e a ver que o mundo não acaba por causa disso. Descobre que, se ela perde um jogo hoje, pode ganhar em outro amanhã.
                 Uma criança é criança porque brinca. Se não consegue brincar, não está bem; se seus pais não a deixam brincar, eles também não estão bem. Se o brincar é pobre de imaginação ou fixo em algum objeto, a criança não está conseguindo fantasiar a partir de suas necessidades de elaboração e, ainda nesse caso, não deve estar bem.
                 Se os pais exigem da criança obrigações de adultos e a enchem de atividades, é porque estão tentando preencher suas próprias inquietações com a agenda lotada do filho.
                 Por outro lado, como tudo que é extremo não funciona bem, quando uma criança vive somente no seu mundo de fantasias ou seus pais só se referem a ela “de brincadeira”, há algo errado com algum deles.
                 Finalmente, o brincar pode funcionar como um espaço através do qual a criança deixa sair sua angústia, aprende a lidar com a separação, o crescer, a autonomia, os limites.
                 Lembrando as palavras de Winnicott:
                 "É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fruem sua liberdade de criação."

Circuito nacional de rodeio coroa jovem peão de 20 anos em Barretos

 

Enéias Barbosa, campeão Circuito Barretos. Rodeio 2010Enéias Barbosa, o campeão Circuito Barretos
de Rodeio 2010 (Foto: Leandro Nascimento)
Ele tem apenas 20 anos. Mas já leva consigo experiência de gente grande. Campeão do Circuito Barretos de Rodeio - que consagra na cidade o vencedor do circuito nacional - o jovem peão Enéias Barbosa Alves quer mais. Neste domingo, ele conquistou o título em uma disputa acirrada, mas já está de olho no Barretos International Rodeo, de grande prestígio, que começa nesta quinta-feira.
Com a vitória, Neiinha, como é conhecido no meio, garantiu vaga no torneio que pode levá-lo aos Estados Unidos - objetivo do peão. Além disso, ele embolsou R$ 30 mil e já visa levar os US$ 100 mil em disputa no rodeio internacional. Apesar da pouca idade, ele já ganhou mais de um milhão de reais e 11 motos na carreira.
Com 433 pontos, Enéias, natural de Sales (SP), escreveu seu nome na galeria de campeões de Barretos ao lado do seu animal, Marraquechi. Na segunda posição ficou o competidor de Pérola (PR) Fabiano Vieira, com 423,50 pontos, seguido pelo representante de Casa Branca (SP) Adriano Cordeiro. Os 20 competidores que participaram do Circuito Barretos de Rodeio já foram automaticamente classificados para o rodeio internacional que acontece a partir de quinta-feira.
Nas outras competições, novos títulos. Daiane Sudário ganhou na Associação Nacional dos Três Tambores. Na modalidade bulldog, Renato Finazzi Júnior conquistou os campeonatos da associação nacional e da Copa Barretos. O trio vencedor do team penning é de Ribeirão Preto: Afrísio Lima Figueiredo, Joselano Araújo de Souza e Antônio César Cumiero.

Programe-se para a Maratona de SP

Todos preparados ??????? corram e se progamem !!!! 
maratona de sp corrida de rua (Foto: Divulgação/Site Oficial)Maratona de SP chega à sua 17ª edição
(Foto: Divulgação/Site Oficial)
Com as inscrições encerradas, são esperados cerca de 20 mil participantes na 17ª edição da Maratona de São Paulo, prova que acontece neste domingo, com percursos de 42, 25 e 10 quilômetros, além de uma caminhada de 3 quilômetros. Antes, no entanto, haverá a entrega dos kits, que contêm número de peito (de uso obrigatório), guia de informações do atleta, camiseta da prova e uma medalha de participação.
Assim como os chips de cronometragem, os corredores podem pegar o material nesta sexta, das 12h às 20h, e sábado, das 8h às 16h, no Ginásio Poliesportivo do Ibirapuera, na Rua Abílio Soares, 1300. Para retirar o kit, a organização pede o documento de identidade com foto original (RG ou carteira de motorista) ou comprovante de pagamento original.
Calendário das corridas do mês de junho
A largada da Maratona de São Paulo será na avenida Jornalista Roberto Marinho, próximo à Ponte Estaiada, cartão postal da cidade. A chegada das provas de 42 e 10 quilômetros serão perto do Obelisco, no Ibirapuera. Já o final dos 25 quilômetros será na Avenida Escola Politécnica (ao lado do IPT), enquanto a caminhada começará e terminará na Avenida Jornalista Roberto Marinho.
percurso da Maratona de Sâo Paulo (Foto: Divulgação)Percurso da prova de 42 km: largada na Ponte Estaiada e chegada próxima ao Obelisco do Ibirapuera
A categoria cadeirantes sai às 7h40m em pelotão único, seguida da elite feminina, que parte 10 minutos depois. Às 8h25m, será a vez da elite masculina, da elite especial C, dos atletas com deficiência e do pelotão geral (homens e mulheres) largar. Esta última categoria vai ter saída por setor, dividindo os atletas que vão participar dos percursos de 42, 25 e 10 km.
Trânsito
Em função da Maratona de São Paulo passar por vários pontos da cidade, o uso da CicloFaixa está suspenso durante todo o domingo. Segundo a organização, a medida busca garantir a segurança de todos, sejam ciclistas, corredores ou espectadores da prova. Os paulistanos, no entanto, terão a via liberada na quinta-feira - feriado nacional de Corpus Christi, quando o percurso de 45 km irá operar normalmente das 08h às 16h.
Entre aqui para participar do nosso noticiário de corrida, enviando fotos, vídeos ou textos
Além disso, a prefeitura da capital paulista informa que “irão ocorrer alterações no sistema viário em algumas áreas por onde passará a maratona”. Por isso, vai bloquear as vias do percurso, ou parte delas, com implantação de esquemas de desvio de tráfego (veja quais ruas serão interditadas mais abaixo).
A TV Globo mostra ao vivo a largada da prova feminina, às 07h50m e, na sequência, às 08h30m, a saída masculina. A partir das 9h, a corrida será exibida dentro do Esporte Espetacular.
Ruas interditadas* / horário bloqueio e desbloqueio
* (F) – Fluxo; (CF) – Contrafluxo
- Av. Jornalista Roberto Marinho (F) / Bloqueio: 23h00 do dia 18/06 - Desbloqueio: 12h dia 19/05
- Ponte Octavio Frias de Oliveira (F) / Bloqueio: dia 19/06, 04h – Desbloqueio: 11h
- Marginal Pinheiros Local (Sentido Interlagos) (F) / Bloqueio: 07h30 – Desbloqueio: 09h10
- Ponte do Morumbi (F) / Bloqueio: 04h – Desbloqueio: 10h30
- Marginal Pinheiros Local (Sentido Jaguaré) (F) / Bloqueio: 07h – Desbloqueio: 10h30
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek (MG/IB) (F) ) / Bloqueio: 7h30 – Desbloqueio: 15h
- Retorno na Av. Brigadeiro Faria Lima (F) / Bloqueio: 8h – Desbloqueio: 15h
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek (IB/MG) (F) / Bloqueio: 7h45 – Desbloqueio: 10h30
- Alça de acesso Ponte Cidade Jardim (F) / Bloqueio: 6h – Desbloqueio: 9h45
- Ponte Cidade Jardim (F) compartilhada/ Bloqueio: 6h – Desbloqueio: 9H45
- Alça de acesso da Ponte Cidade Jardim para Marginal CB/Int (F) / Bloqueio: 7h45 – Desbloqueio: 9h45
- Rua José Augusto de Queirós (F) / Bloqueio: 06h – Desbloqueio: 09h45
- Av. Lineu de Paula Machado – JOQUEI/USP(F) / Bloqueio: 06h45 – Desbloqueio: 10h30
- Túnel Dr. Eurycledes de Jesus Zerbine – JOQUEI/USP(F) / Bloqueio: 06h45 – Desbloqueio: 10h30
- Av. Valdemar Ferreira-JOQUEI/USP (F) / Bloqueio: 06h45 – Desbloqueio: 10h30
- Av. Afrânio Peixoto-JOQUEI/USP (F) / Bloqueio: 06h45 – Desbloqueio: 14h00
- R. Alvarenga (CF) / Bloqueio: 07h00 – Desbloqueio: 14h30
- Pte. Cidade Universitária USP/PANAMERICANA (F) / Bloqueio: 07h – Desbloqueio: 14h10
- R. Manoel J. Chaves (F) / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 12h
- Pça Panamericana (F) / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 12h
- Av. Pedroso de Moraes (F) / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 11h30
- Av. Brig. Faria Lima (F) / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 11h30
- Retorno na Rua Garcia Velho (F) / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 11h30
- Av. Brig. Faria Lima (F) / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 11h30
- Av. Pedroso de Moraes (F) / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 11h30
- Pça Panamericana (F) / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 12h
- Av. Prof. Fonseca Rodrigues defronte ao Pq. Villa Lobos (F) / Bloqueio: 07h – Desbloqueio: 12h
- Av. Prof. Fonseca Rodrigues (F) / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 12h
- Praça Panamericana / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 12h
- R. Manoel J. Chaves (F) / Bloqueio: 08h – Desbloqueio: 12h
- Pte. Cidade Universitária PANAMERICANA/USP (F) / Bloqueio: 07h – Desbloqueio: 14h10
- R. Alvarenga (F) / Bloqueio: 07h – Desbloqueio: 14h30
- R. Eng. Teixeira Soares (F) / Bloqueio: 07h – Desbloqueio: 14h30
- Av. Prof. Mello Moraes - USP - Raia (F)
- Portão 2 - USP (F)
- Av. Escola Politécnica (F) / Bloqueio: 06h – Desbloqueio: 13h30
- Av. Escola Politécnica até Av. Corifeu de A. Marques (F) / Bloqueio: 06h  - Desbloqueio: 13h
- Av. Escola Politécnica (F) / Bloqueio: 06h – Desbloqueio: 13h
- Portão 2 - USP (F)
- Av. Prof. Mello Moraes - USP (F)
- Av. Prof. Almeida Prado – USP (F)
- Retorno
- Av. Prof. Almeida Prado – USP (F)
- Av. Prof. Mello Moraes – USP (F)
- Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues - USP (F)
- Retorno
- Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues - USP (F)
- Av. Prof. Mello Moraes - USP (F)
- Pça Prof. Reinaldo Porchat - USP (CF)
- Av. Afrânio Peixoto-USP/JOQUEI (F) / Bloqueio: 06h – Desbloqueio: 14h
- Av. Valdemar Ferreira-USP/JOQUEI (F) / Bloqueio: 06h – Desbloqueio: 14h20
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek (MG/IB) (F) / Bloqueio: 7h45 – Desbloqueio: 14h30
- Túnel Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (MG/IB) (F) / Bloqueio: 7h – Desbloqueio: 14h30
- Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade (F) / Bloqueio: 7h – Desbloqueio: 14h30
- Av. República do Líbano à esquerda (VM/IB) (F) / Bloqueio: 7h – Desbloqueio: 15h
- R. Manoel de Nóbrega (F) / Bloqueio: 7h – Desbloqueio: 15h
- Av. Pedro Alvares Cabral (F) / Bloqueio: 00h01 – Desbloqueio: 16h

Música

E as atrações da Maratona de São Paulo não se limitam aos corredores. No domingo, oito tendas serão instaladas no percurso. Confira os locais e atrações dos pontos de torcida:
- Praça Pan-Americana - Atração Sertaneja
- Avenida Fonseca Rodrigues (em frente ao Pq. Villa Lobos) - Forró
- Avenida Politécnica x Av. Torres de Oliveira - MPB
- USP 1 – Travessa C x Av. Prof. Mello de Morais - DJ e atração para crianças
- USP 2 – Travessa C x Av. Prof. Mello de Morais - DJ e atração para crianças
- USP 3 – Av. Prof. Almeida Prado x Av. Prof. Luciano Gualberto - DJ e atração para crianças
- Rua Afrânio Peixoto x Rua Alvarenga - Estilos variados
- República do Líbano x Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade – DJ

No mundo árabe, técnicos brasucas têm que se adaptar às novas culturas

Guga Zloccowick e Marcelo Mendes passam por situações inusitadas nos países do Oriente Médio. Calor de 50 graus, Ramadã e treino para mulheres


guga técnico futebol de areia (Foto: Arquivo Pessoal)Guga ao lado do presidente da Confederação do
Bahrein de Futebol de Areia (Foto: Arquivo Pessoal)
Se no futebol de campo tem sido cada vez mais comum a ida de treinadores brasileiros para trabalhar no mundo árabe, o futebol de areia também não fica para trás. Depois que o esporte ganhou a chancela da Fifa, em 2005, alguns países do Oriente Médio passaram a investir nos técnicos brasucas para comandar suas seleções e tentar adquirir um pouco de experiência para as competições internacionais. Além da boa oportunidade financeira, os brasileiros precisaram se adaptar à nova cultura e religião destes países, além de conviver também com o forte calor.
O pernambucano Gustavo Zloccowick, o Guga, chegou ao Bahrein em 2006, após passagens pelas seleções de Portugal e da Rússia. O treinador, de 33 anos, falou das dificuldades em trabalhar num país com uma cultura bem diferente da brasileira.
- No futebol de areia daqui do Bahrein, todos os jogadores são amadores e possuem outro emprego. Eles trabalham de manhã e treinam à noite. O país é pequeno, não existem muitos atletas e é difícil garimpar os jogadores que atuam nos clubes de futebol. É complicado, mas é um trabalho gratificante - disse Guga, em entrevista por telefone.
No mundo árabe, todo treinador é obrigado a se adaptar às limitações do Ramadã, o mês sagrado do islamismo. Durante este período, os fiéis fazem jejum (comida, só uma vez por dia), o que prejudica o planejamento dos treinos das equipes.
- Temos que respeitar a religião deles e também o Ramadã, que neste ano vai ser em agosto. É complicado porque tem época que não dá nem para treinar direto. Alguns jogadores chegam para fazer a atividade totalmente desidratados. Além disso, às vezes sou obrigado a parar o treinamento para os jogadores rezarem às 18h, com o pôr do sol - contou.
guga técnico futebol de areia (Foto: Arquivo Pessoal)Guga e a família, no Bahrein (Foto:Arquivo Pessoal)
Guga, que também atua como instrutor da Fifa, ministrando aulas em países da Ásia e da África, lembrou de uma situação curiosa pela qual passou durante o período de jejum dos árabes.
- Fomos jogar na Jordânia e, após uma partida, aconteceu um jantar na casa do embaixador bem na época do Ramadã. Todo o time estava esperando a hora exata para comer. Eu não sabia disso e, quando o garçom chegou com a bandeja, eu bebi a água e foi a maior vergonha. Todos ficaram olhando para mim, pois não tinha dado a hora ainda. E isso foi logo no ano em que eu cheguei aqui. Foi um grande mico - brincou.
Nas eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo deste ano, que será disputada na Itália, em setembro, a seleção do Bahrein perdeu a vaga para Irã, Japão e Omã. Guga explicou que a sua equipe foi prejudicada por conta do início dos protestos nos países árabes, em fevereiro. O movimento começou com a revolta que derrubou o presidente da Tunísia e teve seu momento mais dramático na rebelião que pôs fim ao regime de Hosni Mubarak, no Egito.
- Duas semanas antes do qualifying, começaram os protestos no mundo árabe. Oito atletas eram do exército e não puderam viajar para disputar o classificatório. Não tivemos condições de treinar. Dos 15 jogadores, perdi oito que ficaram presos no quartel. Fomos com um time inexperiente e não nos classificamos - contou.
Um carioca em Dubai
O carioca Marcelo Mendes, de 41 anos, é o técnico da seleção dos Emirados Árabes Unidos, que treina na cidade de Dubai, e fala de outra dificuldade enfrentada pelos técnicos que trabalham no mundo árabe: o forte calor.
guga técnico futebol de areia (Foto: Arquivo Pessoal)Marcelo Mendes dando uma aula para as iranianas, cobertas da cabeça aos pés (Foto: Arquivo Pessoal)
- O calor aqui é terrível. Já treinamos com 50 graus. A umidade também dificulta bastante na hora de treinar o time. Na maioria das vezes, os treinos precisam ser realizados à noite. Ainda assim, a cidade é muito bonita, tem crescido bastante e vivo muito bem com minha esposa e filho. Gostamos de passear nos shoppings daqui, que são ótimos - declara Marcelo.
Marcelo, que também é instrutor da Fifa, já deu cursos sobre preparação de equipes do futebol de areia para jovens atletas, ex-jogadores e técnicos em países como Arábia Saudita, Malauí, Sri Lanka, Marrocos e Líbano. O trabalho mais marcante para ele foi realizado com as candidatas a treinadoras do Irã.
- Num país islâmico, as mulheres precisam cobrir praticamente todo o corpo e não se pode tocar nelas. No Irã, as mulheres não cobrem o rosto por completo, basta esconder o cabelo, mas tem que cobrir as pernas. Foi uma experiência bem diferente e até certo ponto bem curiosa. O futebol de areia é bem forte por lá e muitas delas já tinham alguma noção do esporte.
guga técnico futebol de areia (Foto: Arquivo Pessoal)No Malauí, Marcelo posa ao lado de um menino
com a camisa do Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)
O treinador lembra com carinho da sua passagem pelo Malauí, um dos países mais pobres no leste da África, onde deu aula à convite da Fifa.
- No Malauí, passei por uma experiência enriquecedora. Lá, as casas são muito pobres, tem ruas de terra batida e muita miséria. Com a minha comissão técnica, visitamos escolas para fazer doações. Vivenciar de perto esse tipo de situação me fez refletir muito.
Técnico da seleção brasileira, Alexandre Soares participa de seminários e cursos voltados para os profissionais que desejam aprender mais sobre o futebol de areia. O treinador, que é instrutor da Fifa, falou da importância de passar o conhecimento da modalidade para técnicos e jogadores de outros países.
- Tive a oportunidade de participar de seminários e cursos na Argentina e na Suíça e foi uma experiência muito bacana. Eles tentam aprender com a gente um pouco de tudo. O importante é poder passar a nossa experiência e adaptar isso dentro da realidade e a cultura destes países. Isso é fundamental para o crescimento do esporte - afirmou. se quizer saber mais  acesse o sit :http://globoesporte.globo.com/eventos/futebol-de-areia/noticia/2011/06/no-mundo-arabe-tecnicos-brasucas-tem-que-se-adaptar-novas-culturas.html

Ginástica artística chama atenção por atrair atletas baixinhos

Baixinhos assumidos. Sérgio Sasaki tem 1,64m, Daiane e Daniele Hypolito, 1,46m. Parece até pré-requisito, mas é coincidência mesmo. Atualmente, a safra de ginastas brasileiros chama atenção pela baixa estatura. Alguns atletas brincam que pularam aquela fase importante da vida, a fase do crescimento. Outros preferem se acostumar com os apelidos de sempre, como conta Daniele Hypolito (assista ao vídeo ao lado da matéria que foi ao ar no Globo Esporte).

- Eu mesmo falo, pintora de rodapé, anãozinho de jardim e salva-vidas de aquário - disse.

Jade confirma que a herança é de família, descartando que o esporte iniba o crescimento.

- Minha mãe tinha minha altura, não tinha como eu sair mais alta - comparou.

No masculino, a situação não é muito diferente. Que o diga o atleta Diego Hypolito

- Eu só tenho um 1,70m e ainda roubo um centímetro porque tenho 1,69m - afirmou.

O curioso é que os fãs imaginam que eles são bem diferentes.

- Todo mundo tem uma impressão pela televisão de que nós somos super altos, super fortes - lembrou Diego Hypolito.

As brincadeiras são tantas que os atletas já se convenceram de que ser baixinho é vantajoso. Pelo menos na ginástica, grandalhão não tem vez.

Para assistir  o video e só clicar : http://globoesporte.globo.com/programas/globo-esporte/noticia/2011/06/ginastica-artistica-chama-atencao-por-atrair-atletas-baixinhos.html

Chuva deixa Eastbourne sem jogos, e torneio terá rodada dupla no sábado

A chuva impediu a realização das semifinais em Eastbourne nesta sexta-feira, e por isso o evento inglês, jogado em quadras de grama, terá rodadas duplas no sábado. O complexo recebe, ao mesmo tempo, um torneio masculino e um feminino.
Eastbourne tênis chuva quadras lonas (Foto: Getty Images)As quadras de grama são cobertas com lona que protegem a superfície de jogo (Foto: Getty Images)
A programação do sábado começa com as semifinais do torneio WTA. Na quadra central, a australiana Samantha Stosur (número 10 do mundo) encara a francesa Marion Bartoli (9) às 6h30m (de Brasília). No mesmo horário, mas na quadra 1, a tcheca Petra Kvitova (8) duelará com a eslovaca Daniela Hantuchova (25). As vencedoras se enfrentarão a partir de 9h30min na decisão.
Pelo torneio da série ATP 250, a primeira semifinal será na quadra 2, às 7h, envolvendo o russo Igor Kunitsyn (71) e o italiano Andreas Seppi (51). A segunda vaga na decisão sairá do jogo entre o japonês Kei Nishikori (59) e o sérvio Janko Tipsarevic (30), que será na quadra central por volta de 8h. A final será a partir das 11h30m, logo depois da decisão feminina

Com Varejão e o americano Taylor, Magnano chama para o Pré-Olímpico

Varejão na partida do Brasil contra a Argentina (Foto: Reuters)Foi uma pequena caixinha de surpresas. O técnico Rubén Magnano convocou nesta sexta-feira 20 jogadores para o grupo de onde vai tirar os 12 que jogarão o Pré-Olímpico masculino de Mar Del Plata, no fim de agosto. E o treinador argentino se mostrou disposto a esperar. Primeiro, esperar por Anderson Varejão, que entrou na lista mesmo afastado das quadras desde o início do ano, quando passou por uma cirurgia no tornozelo direito. Além disso, Magnano surpreendeu ao convocar o americano Larry Taylor, do Bauru, e espera que ele consiga a tempo a dupla nacionalidade. Entre as ausências, a mais notada foi a de Olivinha, ala-pivô do Pinheiros, um dos destaques do último NBB.
- Nossa ideia é avaliar o desempenho de todos os jogadores até lá. Apenas próximo da data é que teremos uma posição definitiva. Vamos trabalhar muito para conquistar nosso objetivo, que é participar dos Jogos Olímpicos em Londres, no próximo ano - disse Magnano no site da CBB, que chegou a publicar uma lista com apenas 19 nomes e, meia hora depois, incluiu o pivô Paulão Prestes.
No dia 4 de julho, os atletas vão se apresentar à comissão técnica, em São Paulo, para dar início à preparação. Os treinos serão no clube A Hebraica. O Pré-Olímpico rende duas vagas para os Jogos de Londres-2012. Os Estados Unidos, campeões mundiais, não disputam o torneio, o que deixa Brasil e Argentina, a dona da casa, como favoritos às duas vagas.
Em fevereiro, Varejão passou por uma cirurgia para reparar o rompimento do tendão do tornozelo direito. Desde então, o ala-pivô do Cleveland Cavaliers se recupera da lesão afastado das quadras e, por isso, era dúvida na lista de Magnano. O jogador avisou que vai se juntar à seleção, mas não para jogar, e sim para se tratar com os médicos brasileiros. Larry também foi outra surpresa, uma vez que ainda não teve sua dupla nacionalidade confirmada.
NBB - Arthur Brasília (Foto: Divulgação/NBB)Arthur, do Brasília, comemora convocação e sonha
com o Pré-Olímpico (Foto: Divulgação/NBB)
Também convocados por Magnano, Arthur e Nezinho devem pedir dispensa dos Jogos Mundiais Militares. Os dois jogadores integram a equipe militar brasileira, mas a data da competição (de 16 a 24 de julho) bate com os treinamentos da seleção olímpica.
- Estou feliz demais. Estava acompanhando pela internet, e quando saiu a lista, vi o meu nome. Creio que seja um momento importante, pois ser chamado para a seleção brasileira é o reconhecimento do trabalho de toda a temporada. Agora é trabalhar forte para buscar um espaço entre os 12 que vão para Mar del Plata - comemorou o ala Arthur, campeão do NBB pelo Brasília.
Antes do Pré-Olímpico, o Brasil ainda participa de torneio na Venezuela, de 5 a 7 de agosto, e da Copa Jenaro “Tuto” Marchand, em do Foz do Iguaçu, de 24 a 26 de agosto. A Tuto Marchand, contará com a participação das seleções adultas masculinas do Brasil, Canadá, Porto Rico e República Dominicana.
No Pré-Olímpico, as dez seleções foram divididas em dois grupos de cinco. O Brasil está no “A” e estreia contra a Venezuela. Depois, a seleção enfrenta Canadá, República Dominicana e Cuba. Na chave “B” estão Porto Rico, Uruguai, Panamá, Argentina e Paraguai.
Confira a lista completa dos convocados:
Marcelinho Huertas – Armador – 28 anos – 1,90m – Baskonia Caja Laboral (ESP) – SP
Nezinho – Armador – 30 anos – 1,85m – Uniceub/BRB/Brasília (DF) – SP
Raulzinho – Armador – 18 anos – 1,80m – Minas T.C. (MG) – MG
Larry Taylor Jr – 30 anos – 1,86m – Bauru Basketball (SP) – EUA *
Leandrinho – Ala/armador – 28 anos – 1,92m – Toronto Raptors (CAN) – SP
Vitor Benite – Ala/armador – 21 anos – 1,90m – Limeira (SP) – SP
Marcelinho Machado – Ala/armador – 36 anos – 2,00m – CR Flamengo (RJ) – RJ
Alex Garcia – Ala – 31 anos – 1,91m – Uniceub/BRB/Brasília (DF) – SP
Arthur – Ala – 29 anos – 2,08m – Uniceub/BRB/Brasília (DF) – DF
Diego – Ala – 31 anos – 1,95m – Winner Limeira (SP) – GO
Marquinhos – Ala – 27 anos – 2,07m – Pinheiros (SP) – RJ
Augusto Lima – Ala/pivô – 20 anos – 2,07m – Unicaja (ESP) – RJ
Douglas Nunes – Ala/pivô – 24 anos – Bauru Basketball (SP) – MG
Guilherme Giovannoni – Ala/pivô – 31 anos – 2,04m – Uniceub/BRB/Brasília (DF) – SP
Anderson Varejão – Pivô – 29 anos – 2,11m – Cleveland Cavaliers (USA) – ES
Caio Torres – Pivô – 25 anos – 2,11m – Vivemenorca (ESP) – SP
Paulão Prestes – Pivô – 23 anos – 2,10m – CB Murcia (ESP)- SP
Rafael Hettsheimeir – Pivô – 25 anos – 2,08m – CAI Zaragoza (ESP) – SP
Nenê – Pivô – 28 anos – 2,11m – Denver Nuggets (EUA) – SP
Tiago Splitter – Pivô – 26 anos 2,11m – San Antonio Spurs (EUA) – SC


Blog Rebote: O que achou da lista? Ficou faltando alguém? Deixe o seu comentário!

Ricky Rubio anuncia saída do Barça e ida para o Minnesota Timberwolves

 
Ricky Rubio basquete (Foto: EFE)Ricky Rubio dá adeus ao Barcelona (Foto: EFE)
Ricky Rubio, armador do Barcelona e um dos principais destaques da seleção espanhola, anunciou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva no estádio Camp Nou, que jogará a próxima temporada da NBA pelo Minnesota Timberwolves. O time americano escolheu o jogador de 20 anos como o número 5 do draft em 2009 e detém os direitos dele para a liga profissional desde então.
- Estou aqui para anunciar que decidimos fazer esta viagem, que vou para a NBA. Era um sonho que tinha e que finalmente pude cumprir. Quando vim para o Barça, disse que tinha a ideia de ficar por apenas dois anos, mas este clube me deu títulos, amigos e me tratou de forma fenomenal. Tive companheiros excepcionais e isto me deixou uma dúvida na cabeça - diz Rubio.
O espanhol disse que poderia ter ficado na Europa, já que é muito jovem e admite que ainda tem muitas coisas para melhorar. Além disso, ele admitiu que sua última temporada no Barcelona não foi a ideal em termos individuais, mas lembrou que o time conquistou alguns títulos.
- Ninguém é burro e está claro que não foi a melhor temporada da minha carreira. Se fosse um esporte individual, diria que joguei mais ou menos, mas é um esporte coletivo. Você tem de dar o melhor para que a equipe vença e ela venceu. Por isso, as coisas foram bem.
Rubio viajará na próxima semana para Minneapolis, onde assinará seu contrato com o Timberwolves. Ele deverá ficar na equipe por duas temporadas, com a opção de renovar por mais duas. O Barcelona receberá R$ 2,3 milhões (€ 1 milhão) como indenização, dos quais o Minnesota pagará 35% e o jogador, os 65% restantes.

Liderado por Medina e Pupo, quarteto vai às oitavas do WQS de Ericeira

O Brasil avançou com quatro surfistas às oitavas de final do WQS de Ericeira, etapa prime da divisão de acesso mundial. Entre eles, Gabriel Medina e Miguel Pupo, duas maiores revelações do surfe brasileiro. Júnior Faria e Caio Ibelli completam o quarteto verde-amarelo nas ondas de Ribeira d'Ilhas. Jessé Mendes, André Silva e Hizunomê Bettero, dono da maior nota da quinta-feira, foram eliminados.
Gabriel Medina WQS de Ericeira (Foto: Divulgação/Quiksilver)Gabriel Medina (de branco) se garante nas oitavas do WQS de Ericeira (Foto: Divulgação/Quiksilver)
O melhor do dia foi o neozelandês Jay Quinn. Contra o basco Hodei Collazo, ele igualou a nota de Hizu e, com 8,60, somou 18,10 pontos. O australiano Julian Wilson, calouro no Circuito Mundial, voltou a se destacar. Dono da maior soma na véspera, ele fechou o dia com 9,27 e 8,50 para derrotar o francês Joan Duru.

Medina derrotou o basco Aritz Aranburu, e Júnior Faria passou pelo australiano Heath Joske. Depois, André Silva foi eliminado pelo francês das Ilhas Reunião Jeremy Flores. Miguel Pupo venceu o duelo verde-amarelo contra Jessé Mendes. Caio Ibelli despachou o taitiano Alain Riou, e Hizunomê parou diante do australiano Dion Atkinson.

As oitavas de final terão dois confrontos entre brasileiros. Os perdedores das baterias – com três surfistas cada – caem para uma repescagem.

Terceira fase:
1: Cory Lopez EUA 9.37 x Richard Christie NZL 9.33
2: Gabriel Medina BRA 14.10 x Aritz Aranburu EUK 12.50
3: Júnior Faria BRA 13.43 x Heath Joske AUS 8.50
4: Pat Gudauskas EUA 12.93 x Travis Logie AFS 10.16
5: John John Florence HAV 16.27 x Brandon Jackson AFS 13.87
6: Jeremy Flores FRA 11.93 x André Silva BRA 11.54
7: Miguel Pupo BRA 14.34 x Jessé Mendes BRA 3.74
8: Caio Ibelli BRA 15.60 x Alain Riou TAH 15.43
9: Davey Cathels AUS 13.50 x Tanner Gadauskas EUA 5.90
10: Jay Quinn NZL 18.10 x Hodei Collazo ESP 14.23
11: Dion Atkinson AUS 10.60 x Hizunomê Bettero BRA 9.94
12: Julian Wilson AUS 17.77 x Joan Duru FRA 9.27

Oitavas de final:
1. Gabriel Medina BRA, Júnior Faria BRA, Cory Lopez EUA
2. Patrick Gudauskas EUA, John John Florence HAV, Jeremy Flores FRA
3. Miguel Pupo BRA, Caio Ibelli BRA, Davey Cathels EUA
4. Jay Quinn NZL, Dion Atkinson AUS, Julian Wilson AUS

Com Falcão na lista, seleção brasileira é chamada para Desafio com Paraguai

Jogadores comemoração Seleção Futsal (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)Seleção brasileira enfrentará o Paraguai em dois jogos
amistosos (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)
A seleção brasileira foi convocada, nesta quarta-feira, para mais um Desafio Internacional de Futsal. A equipe canarinho ficará reunida entre os dias 7 e 17 do próximo mês, quando realizará treinos e dois jogos diante dos paraguaios, nos dias 15 e 17, respectivamente em Assunção, capital paraguaia, e em Foz do Iguaçu (PR). O técnico Marcos Sorato chamou 15 atletas, que deverão compor a base do time na disputa do 7º Grand Prix de Futsal, que está previsto para ocorrer em outubro. O ala Falcão, que não atuou no Torneio da China, no início do mês, por conta de lesão, está de volta. Os atletas que atuam em clubes espanhóis não foram chamados, pois não poderão servir a seleção na competição internacional.
- Não poderemos contar com os atletas que jogam na Espanha em outubro, por isso fizemos a opção por não trazê-los agora, dando assim um maior entrosamento ao grupo que deverá estar com a gente no Grand Prix”, comentou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões.
Simões, no entanto, deixou claro que a lista para a competição internacional ainda não está fechada.
- Nossa idéia é de que este grupo forme uma base para o Grand Prix, mas seguiremos observando os atletas em seus clubes e aqueles que se destacarem, naturalmente, podem ser convocados.
Lista de convocados:
Goleiros
Djony - Santos
Léo Oliveira - Marechal Rondo (PR)
Tiago - Gazprom/Ugra (Rússia)
Fixos
Carlinhos - Carlos Barbosa (RS)
Ciço - Foolad Mahan & Firooz Sofeh (Irã)
Neto - Santos (SP)
Alas
Falcão - Santos (SP)
Gadeia - Marechal Rondo (PR)
Jackson - Santos (SP)
Murilo - Joinville (SC)
Pixote - Santos (SP)
Valdin - Santos (SP)
Pivôs
Fernandinho - Dínamo Moscou (Rússia)
Jé - Santos (SP)
Lenísio - Petrópolis (RJ)

CBAt divulga lista dos atletas pré-convocados para o Pan de 2011

Fabiana Murer comemora o ouro no Engenhão (Foto: AP)Fabiana Murer é um dos destaques do Brasil (AP)
A Confederação Brasileira de Atletismo(CBAt) anunciou nesta quarta-feira a nova lista dos pré-convocados para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México. O torneio de atletismo do evento será disputado de 23 a 30 de outubro.
Na lista constam os líderes do ranking brasileiro 2011 e os atletas que garantiram os índices exigidos pela confederação desde 1º de janeiro até o último dia 5, quando foi encerrado o Campeonato Sul-Americano de Buenos Aires, na Argentina. 54 atletas estão relacionados, sendo 27 homens e 27 mulheres.
Cada país poderá levar até dois atletas por prova. Em algumas modalidades, três atletas já conseguiram os índices: 800 m e 10.000 m masculinos, 400 m, 5.000 m e lançamento do disco femininos. Os dois mais bem colocados no Ranking Brasileiro de 2011 no dia 28 de agosto serão convocados.
O Brasil já garantiu o direito de competir nas quatro provas clássicas do revezamento: 4x100 m e 4x400 m masculinos e femininos. As equipes vão ser anunciadas em 28 de agosto.
SELEÇÃO PRÉ-PAN-AMERICANA
MASCULINO
Nilson André (SP) - 100 m e 200 m
Sandro Viana (SP) - 100 m e 200 m
Kleberson Davide (SP) - 400 m e 800 m
Lutimar Abreu Paes (SP) - 800 m
Fabiano Peçanha (SP) - 800 m
Leandro Prates Oliveira (SP) - 1.500 m
Joilson Bernardo da Silva (SP) - 5.000 m
Marilson Gomes dos Santos (SP) - 10.000 m
Giovani dos Santos (RJ) - 10.000 m
Damião Ancelmo de Souza (RJ) - 10.000 m
Hudson Santos de Souza (SP) - 3.000 m com obstáculos
Matheus Inocêncio (SP) - 110 m com barreiras
Mahau Suguimati (SP) - 400 m com barreiras
Guilherme Henrique Cobbo (SP) - salto em altura
Fábio Gomes da Silva (SP) - salto com Vara
Rafael Mauricio Mello (RJ) - salto em distância
Jefferson Dias Sabino (SP) - salto triplo
Ronald Julião (SP) - arremesso do peso e lançamento do disco
Wagner Domingos (SP) - lançamento do martelo
Julio Cesar de Oliveira (SP) - lançamento do dardo
Luiz Alberto de Araújo (SP) - decatlo
Caio de Sena Bonfim (DF) - 20 km marcha
Moacir Zimmermann (SC) - 20 km marcha
Mário José dos Santos Junior (SP) - 50 km marcha*
Jonathan Riekmann (SP) - 50km marcha*
Solonei Rocha da Silva (SP) - maratona*
Jean Carlos da Silva (SP) - maratona*

FEMININO
Ana Claudia Silva (SP) - 100 m e 200 m
Rosemar Coelho Neto (SP) - 100 m
Jailma Sales de Lima (SP) - 400 m - 400 m com barreiras
Geisa Coutinho (SP) - 400 m
Joelma das Neves Sousa (SP) - 400 m
Cristiane Ritz dos Santos (SP) - 800 m
Fabiana Cristine da Silva (SP) - 1.500 m e 5.000 m
Simone Alves da Silva (SP) - 5.000 m e 10.000 m
Cruz Nonata da Silva (SP) - 5.000 m e 10.000 m
Sabine Heitling (RS) - 3000 m com obstáculos
Maila Machado (SP) - 100 m com barreiras
Valdiléia Martins (SP) - salto em altura
Fabiana Murer (SP) - salto com vara
Karla Rosa da Silva (SP) - salto com vara
Maurren Maggi (SP) - salto em distância
Keila Costa (SP) - salto triplo
Keely Christinne Medeiros (RS) - arremesso do peso
Fernanda Borges (SP) - lançamento do disco
Andressa Oliveira de Morais (SP) - lançpamento do disco
Elisângela Maria Adriano (SP) - lançamento do disco
Josiane Soares (SC) - lançamento do martelo
Laila Ferrer e Silva (SP) - lançamento do dardo
Vanessa Chefer (SP) - heptatlo
Cisiane Dutra Lopes (SP) - 20 km marcha
Érica Rocha de Sena (SP) - 20 km marcha
Adriana Aparecida da Silva (SP) - maratona*
Michele Cristina das Chagas (SP) - maratona*
 

Quartas de final masculinas terão confronto brasileiro em Roma

Ferramenta Pedro vôlei de praia (Foto: Divulgação/FIVB)Ferramenta (de frente) e Pedro passaram por dupla
dos Estados Unidos (Foto: Divulgação/FIVB)
Duas duplas brasileiras se enfrentam, neste sábado, na disputa por uma vaga nas semifinais do Mundial de Vôlei de Praia, em Roma.
Em jogo previsto para as 10h (de Brasília), Alison/Emanuel joga contra Ferramenta/Pedro.
O Brasil terá outra parceria em ação pelas quartas: às 8h, Márcio/Ricardo enfrenta os espanhóis Herrera e Gavira.
Nesta sexta, Alison/Emanuel passou pelos russos Semenov e Kosharev, nas oitavas de final, por 2 sets a 0 (21/17 e 21/17). Antes, Ferramenta/Pedro eliminou os americanos Fuerbringer e Lucena por 2 sets a 1 (21/19, 15/21 e 15/13).
- Estou consciente de que jogamos muito bem (contra os russos). Foi um trabalho de equipe. Variamos o jogo em cima deles, alternando a tática na partida - disse Emanuel ao SporTV.
Pouco depois, Márcio/Ricardo consolidou a classificação para as quartas de final. Os brasileiros superaram os alemães Dollinger e Windscheif GER por 2 sets a 1 (22/20, 19/21 e 23/21). Seus adversários neste sábado serão os espanhóis Herrera e Gavira, que bateram os italianos Nicolai e Martino por 2 a 1 (21/18, 18/21 e 15/11).

Para carioca Hugo Pessanha, judô pode ajudar a consolidar paz no Rio

Judô hugo pessanha  durante o Grand Slam Rio de Janeiro (Foto: Daniel Zappe / FOTOCOM.NET)Hugo Pessanha: impressão do Rio mudou no resto
do Brasil (Foto: Daniel Zappe / FOTOCOM.NET)
Medalha de ouro no Grand Slam de Judô do Rio de Janeiro em 2010, Hugo Pessanha busca o bicampeonato neste fim de semana, no Maracanãzinho, em uma cidade diferente. Natural do bairro de Vista Alegre, o judoca percebe um ar de tranquilidade no Rio desde a ocupação de favelas pela polícia, mas considera que ainda falta uma coisa para consolidar a paz, algo que acredita que o judô possa ajudar: oportunidades para o povo.
Não foi por causa da segurança que o carioca decidiu deixar a cidade-natal, há três anos. Em Belo Horizonte, encontrou no Minas Tênis Clube a estrutura de treinamentos que não achava no Rio e um professor, Floriano Almeida, que se adequou melhor ao seu estilo. Ele estava longe quando as Forças Armadas ocuparam duas favelas próximas a Vista Alegre - Vila Cruzeiro e Complexo do Alemão - em novembro do ano passado.
Militar desde 2005 - inclusive foi medalha de bronze nos Jogos Mundiais Militares da Índia, em 2007 - Pessanha torceu pelos companheiros de exército à distância. Ao retornar ao Rio para visitar a família no começo do ano, constatou as mudanças no astral da cidade.
- O Rio esta um lugar mais seguro para se viver, as pessoas estão mais tranquilas. Tenho parentes e amigos em favelas, como Parada de Lucas e Vigário Geral, e os amigos que passam pela Penha dizem que está bem normal - diz Pessanha, que conta que a percepção da cidade fora do estado também mudou: - Em Belo Horizonte, as notícias quer você ouvia do Rio eram de tiroteios, quebra de cabines de polícia, etc. Hoje, não ouvimos mais isso.
Segundo judoca, crianças carentes têm mais facilidade no judô
Entretanto, Pessanha sabe que a paz está longe de estar consolidada. Apesar da sensação de segurança que percebe-se na cidade, algumas estatísticas do crime seguem altas e o tráfico de drogas e milícias ainda agem em muitas comunidades. O judoca argumenta que a violência que cerca as escolas em algumas favelas afasta as crianças do sistema de ensino e a falta de oportunidade leva o jovem à criminalidade.
Judô hugo pessanha  durante o Grand Slam Rio de Janeiro (Foto: agência Reuters)Carioca promete empenho para honrar jovens de
favelas presentes ao Maracanãzinho (Foto: Reuters)
Sua experiência mostrou que o judô pode ser um caminho diferente para a juventude. Pessanha defende que seu esporte especificamente seria muito beneficiado se investisse em projetos nas comunidades e poderia passar lições de paz e respeito às crianças.
- No judô, aprendemos desde pequenos a respeitar o mais velho, o sensei e a hierarquia. Se isso for ensinado desde pequeno, a gente consegue diminuir essa criminalidade. Vejo muito que quanto mais tempo a criança passou brincando na rua, tem mais facilidade para aprender os golpes, e nas comunidades carentes, tem muito disso, criança que solta pipa, pula muro, etc. Seriam grandes pólos pro judô. Imagina se fosse criado um centro de judô em cada favela, como seria legal pro esporte. Isso ajudaria a diminuir a criminalidade anos depois, porque o menino ficaria focado no judô, ia ganhar bolsa de estudos, não ia ficar tanto tempo na rua aprendendo o que não deve, teria que acordar cedo pra treinar no dia seguinte. Menos um pro caminho do crime, já é uma vitória - explica.
A ideia de Pessanha vem sendo levada adiante em algumas favelas. Neste fim de semana, o judoca lutará frente a alunos do Instituto Reação, de Flávio Canto, e da UPP São Carlos, que levam o esporte a crianças de comunidades carentes. Ainda desacostumado ao papel de ídolo, o judoca apenas agradece ao apoio especial que virá das arquibancadas.
- Eu ainda não entendi muito bem isso de servir como exemplo e referência. Meu pai de vez em quando encontra algum amigo que fez judô comigo, na rua ou quando vai a alguma competição, e fala pra mim, "Você não tem noção da influência que é para essas crianças." Realmente ainda não tenho. Só acho legal que vou ter uma torcida a mais e espero fazer uma boa competição para deixá-los bem orgulhosos - promete o judoca.